Recorde de leitura de jornais: como aproveitar e ampliar o público?

De acordo com a pesquisa brasileira de mídia 2016, divulgada pela Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, a televisão é o principal meio utilizado pela população de nosso país para se informar sobre os acontecimentos. No entanto, o estudo também revelou um recorde de leitura de jornais, nos meios impresso ou digital, alcançando 29% das respostas.

Ter noção desses números é importante para os proprietários de pequenos jornais que desejam ampliar o seu público. Afinal, saber onde os leitores estão e o que oferecer a eles é muito relevante. Isso pode garantir a lucratividade e, até mesmo, a sobrevivência de um veículo de comunicação, em meio a um ambiente tão competitivo.

Para que você saiba como aproveitar esse momento para que mais pessoas conheçam o seu jornal, elaboramos algumas dicas práticas. Acompanhe a seguir.

Leve o seu jornal impresso para as plataformas online

Quando perguntadas, na pesquisa brasileira de mídia, em que meio de comunicação mais se informavam sobre o que acontece no Brasil e no mundo, 3% dos entrevistados disseram que era por jornal impresso. Já os que disseram utilizar a internet para obter informações somaram 26%, ficando atrás apenas da televisão, que tem 63% das respostas.

De acordo com esse dado, portanto, há muito mais leitores nas plataformas online, do que pessoas que têm o hábito de comprar jornais nas bancas ou de fazer assinaturas.

Isso quer dizer que você deve apostar em ter um portal de notícias para fazer publicações na internet, disseminando o conteúdo também em outras plataformas, como aplicativo próprio e redes sociais.

Analise o perfil de público e desenvolva conteúdo personalizado

Quando você tem um jornal impresso, fica difícil saber qual é o tipo de conteúdo que o seu público mais aprecia. Já nas plataformas digitais, isso é possível, uma vez que, utilizando ferramentas de monitoramento, você pode mensurar a audiência real de cada setor do informativo.

Desse modo, se você perceber que a seção de esportes tem muitos leitores e que a coluna social não dispõe da mesma quantidade de acessos, pode desenvolver mais conteúdo de cunho esportivo, indo de acordo com as demandas de seus leitores.

Isso pode ser utilizado, inclusive, como argumento para conquistar novos anunciantes para o veículo, pois poderá apresentar relatórios reais para os prospects, que verão o real alcance que suas marcas terão ao adquirirem banners publicitários no jornal online.

Faça promoções para estimular assinaturas

Quando você já tiver conquistado os leitores de seu jornal, é chegado o momento de vender assinaturas, que podem unir os meios impresso e digital. Assim, quando uma pessoa assina o jornal, além de receber diariamente o periódico em sua casa, também recebe um login e senha para ter acesso gratuito a todo o conteúdo do portal na internet.

Para estimular as pessoas a fazerem assinaturas é possível fazer promoções, como a distribuição de brindes. O jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, por exemplo, fez uma promoção recentemente em que as pessoas que fizessem assinatura do combo impresso + digital por um ano, receberiam um tablet de brinde.