Mídias digitais e jornalismo: saiba porque é importante investir nessa parceria

 

Você sabia que no cenário contemporâneo é preciso que haja uma parceria entre mídias digitais e jornalismo? Isso mesmo, os jornais, além de investirem em um portal próprio de notícias e aplicativo exclusivo, também precisam estar presentes em redes sociais, como o Facebook.

Vale ressaltar, no entanto, que para a parceria gerar mais resultados para a empresa jornalística e, ao mesmo tempo, ser mais interessante para os leitores e seguidores, não basta criar uma página e compartilhar links do site nas redes sociais.

É necessário desenvolver uma estratégia exclusiva para as mídias digitais, investindo sempre em desenvolver uma forma eficaz de relacionamento com o público. Para que você saiba como fazer isso, listamos uma série de ações que podem ser desenvolvidas. Veja nos tópicos a seguir.

Solicite que os leitores enviem sugestões de pauta

Você pode desenvolver posts a serem publicados em suas redes sociais, convidando os leitores para enviarem sugestões de pauta, de modo que você possa sempre desenvolver conteúdo que agregue e que vá ao encontro daquilo que o seu público espera do seu jornal.

Assim, você pode atender demandas locais, como verificar denúncias em serviços públicos da comunidade, fazer reportagens com artistas locais, promover eventos sociais, entre outras pautas que podem ser sugeridas pelas pessoas.

Promova o envio de fotos e vídeos

Na era digital o jornalismo é colaborativo, pois os leitores podem contribuir com os jornalistas, enviando fotos e vídeos de eventos ou acontecimentos que eles por ventura presenciem e registrem com as câmeras de seus smartphones. Isso é um exemplo claro de envolvimento entre mídias digitais e jornalismo.

Você pode, portanto, promover nas redes sociais a relevância de os seguidores contribuírem com o jornal, por meio do envio de vídeos e fotos, que possam servir para ilustrar ou complementar uma matéria desenvolvida.

Desenvolva sorteios e concursos culturais

As redes sociais também podem ser uma forma de rentabilizar um jornal digital. Uma ideia interessante e que vem sendo muito praticada são os sorteios e concursos culturais, realizados em parceria com anunciantes do jornal.

Você pode firmar uma parceria com as empresas locais e cobrar uma taxa para que a marca sorteie um produto ou promova um concurso em suas páginas nas redes sociais como, por exemplo, fazer uma promoção em que o leitor que fizer a frase mais criativa sobre um determinado tema ganha um kit exclusivo.

Esse tipo de publicação sempre gera muito engajamento, pois as pessoas se interessam pelo prêmio, dando muita visibilidade para o anunciante.

Faça transmissões ao vivo

Já imaginou fazer transmissões ao vivo de eventos ou acontecimentos urgentes da comunidade em que seu jornal atua? Isso é possível nas redes sociais, como o Facebook e o YouTube, que possibilitam a transmissão de vídeos em tempo real.

Essa é uma forma muito importante de levar a informação, em primeira mão, para os seus seguidores, sendo que o texto com mais riqueza de detalhes e maior conteúdo pode ser publicado em seguida, sem que o leitor deixe de se informar no momento em que algo ocorreu, como a internet exige.

Viu como mídias digitais e jornalismo se complementam e podem ajudar os veículos a faturar mais e ter um relacionamento mais estreito com os leitores? Então convém você investir nisso para o seu jornal!